quinta-feira, 1 de julho de 2010

Resenha Sobre a Palestra : Modelagem Matemática

Nome: Juliana Vieira Duarte, Marcos Vinícius


A palestra proferida por SANT’ANAL Marilaine de Fraga no evento EREMATSUL realizado na PUCRS , no dia 05 de junho de 2010 apresentou estratégias de ensino a “Modelagem Matemática” que aparecem como uma alternativa às práticas pedagógicas para a aprendizagem da matemática e de outras disciplinas, a partir de um enquadramento da problemática em uma linguagem matemática. Seu principal diferencial está na capacidade de desenvolver autonomia e independência no aluno.
Estudos realizados utilizando este método mostram êxitos quando introduzidos no Ensino Fundamental, Médio Profissionalizante e Superior. Cabe salientar que na experiência com alunos de graduação de Licenciatura em Matemática sua significação é ainda salientada como um recurso de sua própria aprendizagem, e também como instrumento a ser utilizado em suas futuras práticas docentes. Uma vez que tenham vivenciado o processo, os alunos poderão fazer uso da Modelagem de acordo com seus interesses e necessidades.
Na Modelagem Matemática o professor desempenha papel fundamental de mediador global, pois propõe desafios a seus alunos tendo em consideração não apenas o tema abordado, mas a forma e o local onde isto ocorre. A partir de hipóteses e formulações levantadas pelos próprios alunos o professor tem a função de conduzi-los às respostas reais dos problemas propostos que podem ser os mais variados, desde que não fictícios e de interesse de quem os está estudando. Podendo ser utilizado na investigação de distintas disciplinas escolares e serão realizadas através da matemática, que ajudará a compreender, explicar e responder o tema trabalhado.
A palestrante nos traz caracterizações de alguns autores como, por exemplo, Vargas (2006), para as diversas possibilidades de aplicação da Modelagem e justifica a utilização desta prática, quando trata da necessidade de diversificar e tornar mais atraente o ensino da matemática.
Nos cursos de Licenciatura em Matemática a vivência da Modelagem Matemática é de fundamental importância como fonte de subsidio metodológico aos futuros professores, visto que a partir disto poderão pensar o ensino da matemática de forma diferenciada.
Sant’Ana nos conta sua experiência no projeto “Orkutemática” de extensão em que aplicou a Modelagem junto com graduandos da Universidade a alunos de uma Escola de Ensino Médio, este projeto tornou mais rico o aprendizado para todos os envolvidos. Este exercício nos permitiu uma reflexão dos professores a cerca do método e dos alunos sobre a temática que deu nome ao tema, ou seja, a utilização da ferramenta “Orkut”.
A autora pondera a importância de aliar teoria e prática no ensino da aplicação da Modelagem Matemática, como forma de tornar realmente significativa a aprendizagem.


Referências:


SANT’ANAL Marilaine de Fraga “MODELAGEM MATEMÁTICA” MODELAGEM MATEMÁTICA NA LICENCIATURA. Palestra proferida no Encontro regional dos Estudantes da Região Sul XVI Edição na PUCRS. Porto Alegre, em 05/06/2010


SANT’ANAL Marilaine de Fraga; “MODELAGEM MATEMÁTICA” MODELAGEM MATEMÁTICA NA LICENCIATURA. In: LEAL, LA.S; PORTANOVA, R. Anais do EREMATSUL- Encontro Regional dos Estudantes de Matemática da Região Sul. XVI Edição. Porto Alegre: PUCRS, 2010 Disponível em: < http://www.pucrs.br/edipucrs/ erematsul/palestras/MODELAGEMMATEMATICA.pdf > acessado em:28/06/2010, pp,20-29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário