quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mesa redonda: Educação Matemática e História da Matemática

Nomes: Adilson Petry, Matheus Dias

A presente resenha foi redigida com base na Mesa Redonda que tinha como objetivo discutir o tema: Educação Matemática e História da Matemática e foi realizada no dia 4 de Junho de 2010 durante o Encontro Regional dos Estudantes de Matemática da Região Sul XVI Edição, (EREMATSUL), que foi sediado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Sendo assim, a respectiva palestra dividiu-se em três partes de quarenta minutos, tendo um palestrante para cada parte.

A primeira palestrante foi a Dra. Fernanda Wanderer da UNISINOS que iniciou o acontecimento relatando como foi elaborada sua tese de doutorado em uma escola rural do interior do estado do Rio Grande do Sul tendo como foco a história da educação matemática em uma colônia de alemães evangélicos luteranos que frequentaram a única escola da comunidade de Portão da cidade de Estrela (RS) no período de nacionalização de 1937 à 1945. A Dra. Fernanda tinha como objetivo conhecer melhor o sistema de ensino desta comunidade e para isso analisou cartilhas de matemática, cadernos de alguns alunos usados na referida instituição e um texto intitulado “as escolas do passado” que foi elaborado pelo seu Eder, um aluno da referida escola no período de 1937 a 1945. Estes foram os materiais que examinou para fazer sua tese e que possibilitaram que ela tivesse uma visão de como a matemática naquele lugar e naquele período era produzida. Dando continuidade, a professora foi até a casa de seu Eder ver se ele estaria disposto a fazer uma entrevista para saber mais da escola e na segunda visita ele entrega a ela 23 folhas escritas a mão com toda a entrevista como se ela tivesse feito as perguntas para ele. Por último, a professora faz uma reflexão de como era ensinado a matemática há alguns anos atrás e como esses vestígios contribuíram para chegar ao ensino de hoje.

Já a segunda palestrante, que foi a Dra. Helena Noronha Cury da UNIFRA, deu seguimento ao acontecimento comentando sobre uma pesquisa feita por ela sobre os erros cometidos por alunos de Ensino Fundamental, Médio e até mesmo no Ensino Superior. Esses erros, a autora afirma serem falhas do ensino fundamental que para ela são as series que constroem o conhecimento dos alunos e se essa base não for bem estruturada os alunos carregam erros que na maioria das vezes são difíceis de serem corrigidos. Dando continuidade à palestra, a Dra. Helena começa a mostrar onde os alunos mais encontram dificuldade em alguns cálculos.
A autora finaliza a sua participação na palestra dando sua opinião de como os professores de matemática devem trabalhar os conteúdos em sala de aula e afirma que a melhor maneira é fazendo um levantamento dos erros e trabalhar encima deles.

Dando seguimento, o terceiro palestrante, Dr. Rodney Bassanezi da UNICAMP falou sobre a construção de mosaicos que são formados por figuras geométricas regulares. Em seguida, o autor nos apresentou diversos slides demonstrando como se constrói um mosaico. Logo após as demonstrações, o Dr. Rodney comenta sobre como os povos da antiguidade usavam a arte para expressar suas culturas influenciando até mesmo nas vestimentas. Finalmente, o professor mostrou diversos mosaicos construídos por alunos de ensino fundamental e assim encerraram-se as palestras.

Após o encerramento das palestras, foi cedido um tempo para que houvesse um debate entre os ouvintes e os palestrantes que gerou algumas discussões. Com a falta de tempo, os palestrantes se dispuseram a prosseguir os diálogos mesmo após o término do tempo da “Mesa Redonda”.

Acreditamos que a primeira palestrante se deteve na leitura dos textos deixando de lado elementos que contribuíssem para um melhor entendimento da palestra, faltou também uma melhor explicação do trabalho, pois já que autora trabalhou durante certo tempo na pesquisa, poderia ter comentado em cima da leitura do texto. O excesso de leitura tornou sua palestra um tanto cansativa. No entanto os outros dois palestrantes se saíram muito bem em suas apresentações, pois a forma de abordagem dos assuntos escolhidos foi melhor trabalhada se comparada com a primeira palestrante, mas no geral foi uma atividade proveitosa devido ao assunto ser de maior interesse aos espectadores que, no geral, eram alunos, estudiosos ou interessados em matemática e sua evolução durante a história.


Referencia Bibliográfica:

Mesa Redonda II - Educação Matemática e História da Matemática
Palestra proferida por:
- Fernanda Wanderer da UNISINOS
- Dra. Helena Noronha Cury da UNIFRA
- Dr. Rodney Bassanezi da UNICAMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário