Resenha crítica da Palestra: Educação Matemática e Tecnologias: Especificidades frente à natureza do conhecimento matemático.
Nome: Cássia Pereira da Rosa Moschoutis
No primeiro dia no evento do Erematsul 2010 que ocorreu em 03 de junho, o curso de Matemática da Universidade Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) contou com a presença da professora Dra. Eliana Maria do Sacramento Soares. Em sua fala, a palestrante apresentou a relação entre educação matemática e tecnologias.
Segundo Soares, é necessário buscarmos a relação entre componentes da matemática e a vida, ela citou alguns desses elementos como, por exemplo: a lógica e a análise. O que a palestrante propõe em seu trabalho é o incentivo à busca da construção do pensamento matemático criando situações-problemas e direcionando os alunos auxiliando-os no processo de produção matemática.
Utilizar meios tecnológicos é de grande proveito, pois oferecem ambientes virtuais onde os fóruns são utilizados como espaço de aprendizagem e dessa maneira auxiliam a pensar a prática pedagógica do ensino de matemática. Estes recursos tecnológicos permitem a interação entre alunos e alunos, alunos e professores colaborando neste processo de aprendizagem.
O diálogo por meio desses ambientes capacita e auxilia no desenvolvimento da autonomia do aluno aprender a aprender, sendo importante destacar que cabe ao professor decidir sobre o quê e como dirigir este diálogo.
Vemos no ensino de hoje, que alguns professores se detêm apenas a ensinar aquilo que está dentro do programa estipulado pela instituição de ensino, e se utilizam desse argumento para não utilizarem a criatividade, permanecendo na sua zona de conforto e muitas vezes, impedem a evolução do processo de aprendizagem de um ou mais alunos.
Posso citar como exemplo uma aula de Geometria. Hoje, no mundo de tecnologias em que vivemos, quase todas as crianças ou adolescentes possuem câmeras fotográficas digitais. Assim é possível levar estes alunos até o pátio da escola e pedir a eles que tirem fotos de formas geométricas que eles encontrem em calçadas, prédios, etc... O que nós mudamos aqui é o ângulo de visão sobre a matemática tornando-a mais interessante, e trazendo-a ao cotidiano de cada um.
A matemática não deve ser algo estático assim como Ponte (apud Silva 2008, p.11) descreve sobre concepções:
" As concepções mais prevalecentes é a de que o cálculo é parte mais substancial da Matemática, a mais acessível e fundamental. Os aspectos de cálculo são, sem dúvida, importantes e não devem ser desprezados. Mas a identificação da Matemática com o cálculo significa a sua redução a um dos aspectos mais pobres e de menor valor formativo, não requer especiais capacidades de raciocínio e pode ser executado por instrumentos auxiliares como calculadoras e computadores (p.200)."
Fazer com que o aluno pense o que é a matemática em si é o que a torna mais interessante, deve-se mostrar que ela é um meio que auxilia a compressão de diversos aspectos de nossa vida. Dessa forma, a matemática produziria “resultados satisfatórios” como diz Soares em sua fala e ainda como cita em seu trabalho:
"Dito de outra forma propomos uma reflexão profunda sobre a forma como o conhecimento matemático se desenvolve, tanto nos aspectos de sua lógica interna como de sua produção como resposta do sujeito que busca entender o mundo, como base para pensar a prática matemática docente do professor de matemática.(Soares, p. 13)"
O propósito da palestra foi compartilhar e discutir idéias sobre a gestão pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem, constituídos por espaços dialógicos, sob uma abordagem que, considerando a concepção pedagógica que orienta o planejamento e as ações no ambiente, faz a diferença nos processos de educação matemática.
Referências
SOARES, E. M. S.. Educação Matemática e Tecnologias: especificidades frente à natureza do conhecimento matemático. Palestra proferida no Encontro Regional dos Estudantes de Matemática da Região Sul. XVI Edição na PUCRS. Porto Alegre, em 03/06/2010.
SOARES, E. M. S.. Educação Matemática e Tecnologias: especificidades frente à natureza do conhecimento matemático. In LEAL, L. A. S.; PORTANOVA, R.. Anais do EREMATSUL – Encontro Regional dos Estudantes de Matemática da Região Sul. XVI Edição. Porto Alegre: EDIPUCRS. Acessado em 17/06/2010. Disponível em: http://www.pucrs.br/edipucrs/erematsul/palestras/elianasoares.pdf, PP 12-14
SILVA, C. O. A concepção de alunos do ensino médio sobre a matemática em uma escola pública do município de Porto Alegre. 39f. Monografia. Faculdade de Matemática - Universidade Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
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