quinta-feira, 1 de julho de 2010

Resenha da Comunicação Cientifica proferida por Débora Laranjeira Colodel, Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática da UEPG e integrante do PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.

Nome: Manoel G. Augusto


A comunicação cientifica ocorreu no dia 05/06/2010 durante o XVI EREMATSUL e teve como tema principal, o Tratamento da informação nos anos iniciais do ensino fundamental: entre concepções e praticas.

Conforme Débora Colodel, a sua pesquisa é de cunho qualitativo e teve caráter bibliográfico e interpretativo, com a utilização de análise de documentos e de um questionário com questões abertas e fechadas aplicado a 67 docentes com o intuito de diagnosticar as concepções de ensino-aprendizagem de Educação Estatística dos professores e as práticas pedagógicas que os mesmos têm desenvolvido na escola. Os docentes atuam nas séries iniciais da rede municipal de ensino de uma cidade paranaense.

A pesquisa foi dividida em quatro etapas:

1. Estudos das concepções propostas para o ensino de estatística no ensino fundamental. Considerando-se os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCNs) propostos para esta modalidade de ensino.

2. Levantamento do referencial teórico relativo à emergência da área de educação estatística no contexto da educação matemática, considerando-se que o Bloco do Tratamento da Informação está diretamente relacionado ao ensino da Matemática no Ensino Fundamental, inclusive nas séries iniciais.

3. Análise das concepções e práticas dos professores na construção do conhecimento estatístico das séries iniciais.

4. Questionário aplicado aos professores, que foi elaborado a partir do referencial teórico construído nas três etapas anteriores.



As perguntas que os docentes integrantes da pesquisa responderam foram as seguintes:
1. A sua escola segue o que está proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática para o ensino de Matemática?

2. Quais conteúdos matemáticos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática você tem mais facilidade de trabalhar com seus alunos?

3. Você utiliza informações que explorem a função de número como código matemático?

4. Você coleta dados com os alunos sobre diferentes temas?

5. Como é o comportamento e a aprendizagem dos seus alunos quando você trabalha com os dados reais no ensino de Matemática?

6. Você utiliza gráficos e tabelas para organizar, apresentar e/ou analisar dados com seus alunos?

7. Quais metodologias e práticas você gostaria de estudar e aprender para utilizar no ensino de Matemática, em especial no Bloco do Tratamento da Informação?


A análise evidenciou a importância de aprender a ensinar Estatística no Ensino Fundamental e permite concluir que o bloco de conteúdos Tratamento da Informação nas séries iniciais, ainda é uma das áreas da Matemática que os professores têm maior dificuldade de ensinar e trabalhar com os alunos, portanto, deve ser mais e melhor explorada nos contextos escolares. Em síntese a pesquisa aponta que:

1. Os conteúdos matemáticos referentes ao Bloco Tratamento da Informação integram o processo ensino-aprendizagem de matemática;

2. Os alunos demonstram interesse pelo tratamento e leitura da informação sobre fatos do cotidiano;

3. Na maioria das escolas os professores vêm desenvolvendo práticas pedagógicas nessa;

Porém, os docentes solicitam cursos de formação continuada sobre metodologias de ensino para que essa área da Matemática possa contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências para o tratamento e leitura da informação em seus alunos.

Segundo afirma Débora, a cada dia que passa, aumenta a necessidade das pessoas estarem preparadas para refletir a respeito das informações para analisar, interpretar e tratar dados oriundos de diferentes modalidades de publicações, pesquisas e estudos para que sejam capazes de interpretar as inúmeras informações que são apresentadas a respeito dos mais variados temas, e nesse sentido, os conhecimentos relacionados ao tratamento da informação e ao raciocínio estatístico são fundamentais. Porém, é comum o professor desconsiderar essa abordagem de conteúdos, por deficiências da formação inicial e depois pela priorização de outros conteúdos matemáticos considerados mais importantes para a aprendizagem dos alunos.
A pesquisa Tratamento da Informação nas séries iniciais do Ensino Fundamental teve o propósito de investigar a percepção dos professores sobre as concepções de ensino-aprendizagem e as práticas pedagógicas relativas ao conhecimento estatístico nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Ainda conforme Débora, “se olharmos atentamente para a sociedade atual percebe-se que muitas informações chegam até as pessoas ao mesmo tempo, e assim é necessário que elas aprendam selecionar, analisar e interpretar estas informações para que possam tomar suas decisões.”
Nessa perspectiva, os PCNs apontam que:

"A compreensão e a tomada de decisões, diante de questões políticas e sociais também dependem da leitura e interpretação de informações complexas, muitas vezes contraditórias, que incluem dados estatísticos e índices divulgados pelos meios de comunicação. (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: MATEMÁTICA, PCNs,1997, p. 25)."

E nesse contexto o Bloco Tratamento da Informação tem como objetivo apresentar para os alunos noções de estatística, probabilidade e combinatória, através de situações didáticas que os possibilitem aprenderem a coletar, organizar, analisar, interpretar dados, além de representá-los de forma gráfica e tabular. Em relação à combinatória, destacam-se o princípio multiplicativo e a probabilidade os quais tem como finalidade fazer com que o aluno compreenda fatos da natureza que ocorrem de forma aleatória, as noções de incerteza e os problemas de contagem. Tudo isso deve estar relacionado com acontecimentos que fazem parte do cotidiano dos alunos, ou seja, de forma contextualizada.


Para a organização e análise das respostas foi utilizada a metodologia do discurso do sujeito coletivo (DSC), que busca dar conta da discursividade própria do pensamento coletivo, buscando preservar os depoimentos individuais coletados.
Para as respostas dos professores às perguntas formuladas procedeu-se uma quantificação inicial seguida da identificação e qualificação das idéias centrais para organização das categorias e seus respectivos discursos do sujeito coletivo:
a) discurso relativo à utilização das orientações dos PCNs para o ensino de Matemática;
b) discurso relativo aos conteúdos matemáticos que os docentes têm mais facilidade de ensinar;
c) discurso relativo à utilização de informações que explorem a função de número como código matemático;
d) discurso relativo à aprendizagem e comportamento dos alunos quando se trabalha com dados reais no ensino de Matemática;
e) discurso relativo à coleta de dados reais para o ensino da Matemática;
f) discurso relativo à utilização de tabelas e gráficos no ensino da Matemática;
g) discurso relativo aos temas de Matemática do bloco estruturante.


Um dado muito interessante da pesquisa foi quanto à avaliação das respostas sobre quais conteúdos matemáticos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, os professores têm mais facilidade de trabalhar com seus alunos, a pesquisadora chegou aos seguintes números.
• Os blocos estruturantes de Números Naturais e Sistema de Numeração Decimal, representando 37%.
• O bloco das Operações com Números Naturais com 32%.
• Espaço e Forma com 16%.
• Quanto ao conteúdo estruturante de Grandezas e Medidas e o conteúdo estruturante do Tratamento da Informação é possível constatar-se que estas são as áreas em que os professores tem mais dificuldades, com 29% e 28% respectivamente.



Como consideração final em sua pesquisa, Débora Colodel sugere que:
- Os conteúdos matemáticos referentes ao bloco Tratamento da Informação integram o processo ensino-aprendizagem de Matemática;
- Os alunos demonstram interesse pelo tratamento e leitura da informação sobre fatos do cotidiano;
- Os docentes solicitam cursos de formação continuada sobre metodologias de ensino para que essa área da Matemática contribua para o desenvolvimento de habilidades e competências para o tratamento e leitura da informação em seus alunos.

Além do exposto acima, o trabalho possui importantes informações que podem servir de referência a todos aqueles que têm qualquer tipo de interesse em pesquisar, ou apenas colher informações sobre a formação do conhecimento na área de matemática e estatística nas séries iniciais, tanto ao nível do aluno, como na área pedagógica.

Referência:

Colodel, D. L. Tratamento da informação nos anos iniciais do ensino fundamental: entre concepções e praticas.in: Leal, L.A.S;portanova,R. Anais do EREMATSUL- Encontro Regional dos Estudante de Matemática da Região Sul. XVI Edição. Porto Alegre: EDIPUCRS. Disponível em: HTTP//WWW.pucrs.br/edipucrs/erematsul/. Acessado em 17/06/2010,PP, 371-382

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