quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mesa Redonda do Encontro do Erematsul: Educação Matemática e História da Matemática
Mesa um: Escola e a matemática escolar
Nomes: Júlia Alves, Vanessa Dani

Profa: Fernanda Wanberer
Esta mesa redonda apresenta uma análise de discurso sobre a escola e a matemática escolar de um grupo de colonos, descendentes de alemães e evangélicos- luteranos, que frequentavam uma escola rural do município de Estrela (RS), no período da Campanha de Nacionalização- uma das medidas do Estado Novo (1937- 1945), implementada no Brasil por Getúlio Vargas. A professora escolheu esse período por apresentar importantes transformações políticas, econômicas e sociais. O exercício analítico realizado mostrou que:
(1) a matemática escolar praticada naquela instituição foi sendo constituída como um conjunto de jogos de linguagem marcados pela escrita e pelo formalismo;
(2) as atividades realizadas de matemática, naquele tempo, com os participantes foram importantes para o estudo da Fernanda Wanberer; como os jogos de linguagem regidos por outra gramática, que utilizavam regras como a oralidade, a decomposição, a estimativa e o arredondamento, constituindo critérios de racionalidade diferentes. Foi uma pesquisa baseada no estudo da evolução do ensino da matemática.
Ao assistir esta mesa redonda, percebi que esta apresentação foi um tanto cansativa. Foi interessante analisar o modo como o ensino da matemática era naquela época e como foi se modificando ao longo dos anos. Existem poucos relatos sobre a história de como era o ensino antigamente.

Mesa dois: Possibilidade de Informação de professores mestrados e Analise de erros.
Profa: Helena Noronha Cury, professora da faculdade UNIFRA-RS.
A mesa dois refere-se a dois assuntos. Para primeiro assunto, a professora Helena Noronha Cury obteve algumas informações em um site. Essa pesquisa mostrou assuntos de diversas áreas relacionadas com o curso de matemática nas faculdades do sul do país. O outro assunto é sobre o seu trabalho relacionado à Análise de erro. Esse trabalho foi realizado através de uma metodologia de pesquisa com base de análise de conteúdos com as etapas: pré-análise, exploração de materiais e os resultados. A pré-análise consiste em fazer a correção, separando as respostas corretas, as incorretas, as em branco e depois explorar o que exatamente o aluno está escrevendo. Cury realizou o seu trabalho com os três tipos de níveis médios de ensino através de provas realizadas pelos alunos. A professora fez uma análise com essas provas e pôde observar que é uma forma de o professor enxergar o que os seus alunos estão errando e o que está faltando para melhorar para solucionar o problema de tantos erros.
Ao assistir essa mesa obtivemos outras ideias de áreas relacionadas à matemática para realizarmos o nosso trabalho de conclusão. Notamos que essas áreas não estão só ligadas com aprendizagem, mas também com outras áreas. A questão da Análise de erro é um trabalho muito importante para os professores, porque esse trabalho propicia um planejamento de atividades, a partir dos erros. Podem ser realizadas atividades que auxiliam os alunos a desenvolver um raciocínio para melhorar o ensino, ou seja, tentar quebrar os erros existentes.

Mesa três: Modelagem através do estudo da simetria
Profo: Rodney Bassanezi professor da UNICAMP-SP
Um trabalho realizado em um museu do Chile, que o estudo está baseado nas roupas, nos fragmentos dessas roupas dos antigos habitantes da região. Assim puderam observar a evolução de um povo, através das simetrias. Este assunto trata mais sobre a modelagem do que sobre a história. Hoje o estudo da simetria esta sendo esquecido nas escolas. Os professores estão esquecendo sua importância na parte de geometria e de álgebra, há vários estudos que podem utilizar a simetria.
• Simetria é um movimento rígido do plano que leva o ornamento em si mesmo, ou seja, mantém as mesmas medidas.
• Tipos de simetria: rotação, translação, reflexão. Exemplos: as rosetas
O professor realizou uma experiência com mosaicos entre crianças e professores de matemática e notou que as crianças têm muito mais criatividade que os professores, pois estes estão mais preocupados com a questão geométrica.
Este palestrante foi bem objetivo com idéias claras, mostrou figuras que nos interessaram muito. Nas imagens demonstradas vimos quando se usa a simetria, e quais as formas de lidar com o assunto.
Os três palestrantes falam sobre a aprendizagem em relação à matemática. Alguns deles nos mostraram um pouco da história na qual a matemática está presente. A Mesa Redonda foi muito importante e também muito produtiva, com ideias para melhorar o ensino como, por exemplo, análise de erro, um trabalho que procura diminuir as dificuldades dos alunos. Todos eles trazem seus conhecimentos baseados nas pesquisas feitas ao decorrer de suas formações de doutorado, esses conhecimentos podem ser levados adiante na educação matemática.

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