Resenha da Mesa redonda proferida pelos Doutores Fernanda Wanderer (unisinos), Helena Noronha Cury (Unifra) e Rodney Bassanezi pelo Eremat PUCRS
Nome: Sérgio Roberto A. dos Santos Jr.
TEMA: MATEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E HISTÓRIA DA
MATEMÁTICA.
Evolução e dominação. Constatou-se que a Sociedade deixou vestígios na matemática ao longo do tempo e que se percebe atualmente no cotidiano. Um participante colocou que um povo conseguia dominar o mais fraco nas guerras em virtude da simplificação das formas nas vestimentas. A arte exposta ficou mais complicada? Houve questionamento se o povo tentou “livrar-se da matemática” para simplificar as coisas. Outro dos participantes da mesa respondeu que há constatação de evolução dos ornamentos do povo dominador. Existe a atualização, como acontece na evolução de um músico. Como a composição musical de um povo primitivo africano em relação à obra de Bach (músico).
História da cultura Alemã. Houve uma explanação sobre a colonização Alemã. Falou-se sobre o resgate da história, da cidade, do colégio, da região, das práticas e como o livro “Diabinhos”. Deve-se considerar também seu valor histórico, sua história. Foi citado que se deve saber filtrar a informação na internet, pois é um campo aberto e desprotegido. Foi mencionado que, para a elaboração de um teorema, existe uma pessoa principal e seus coadjuvantes. Considerou-se que a matemática foi criada, sobreviveu, evoluiu e houve análise dos porquês de sua criação. Foi mencionado o 1º livro de Apoin sobre empilhamento de bolas de canhões. Um marco importante foi a Nacionalização de Getúlio quando desenvolveu a indústria, a produção nacional, o fortalecimento do exército. Foi enfatizado que não pode haver discriminação de livro didático dos não didáticos.
Análise de erro. Foi explanado que o erro está na dificuldade de construção do conhecimento. Um exemplo é achar que toda a propriedade é distributiva, isto é, uma generalização errônea. De maneira geral, existem problemas graves no ensino fundamental. Várias pesquisas foram realizadas como tentativas de aplicar soluções, porém não houve sucesso. Foi mencionado que há uma dificuldade do aluno em fixar os conhecimentos no ensino fundamental, que ele acaba levando para o ensino médio. Como fazer um backup dos conhecimentos de “teoremas complicados”? Como manter, como assimilar o conhecimento para não mais esquecer? Na era digital é possível usar a informática para adquirir conhecimento ou é só para lazer? Foi constatado que os maiores problemas de aprendizagem estão no ensino fundamental e são levados para a faculdade.
Como a informática na sua evolução pró-computador pode ser utilizada na matemática aplicada? Com o computador, mais importante do que saber que há uma solução, é saber qual é esta solução. O mau uso do computador pode advir da falta de experiência com a aplicação do mesmo. Apesar de as máquinas serem cada vez mais velozes, com acesso a internet, não há fixação do conhecimento, pois este vem pronto. Como usar a máquina para aprender? Aprender Matemática pensando na evolução da mesma, ainda que trabalhando erros, verificar como funcionaria a criatividade humana transcendendo a máquina. Para a aprendizagem são necessários trabalhos, jogos e a parte lúdica da matemática. Deve-se entender os porquês da matemática. O perigo está no excesso de especializações, na individualização de conceitos e na falta de interdisciplinaridade.
Considerações finais.
Deveria ocorrer uma maior socialização. Para que serve tudo isso em todas as pesquisas? Professores questionam a própria prática. Deveríamos acessar os conhecimentos através da prática. É importante utilizar a política de não reprovar e a modelagem matemática com algumas restrições. Devem existir estímulos no uso do raciocínio para aprender, não só matemática, mas também nas outras disciplinas. Na internet está tudo pronto e não há raciocínio crítico sobre o conteúdo. Neste aspecto, a máquina não ajuda o sujeito a pensar. Sobre as series iniciais do ensino fundamental, há falta de qualidade nas aulas do professor de currículo, o ensino acaba sendo decorado. Ao menos há a liberdade de se falar sobre isso. O professor tem que formar indivíduos. E não deformá-los.
Referência
WANDERER, Fernanda, Dra. (UNISINOS); CURY, Helena Noronha, Dra. (UNIFRA);BASSANEZI, Rodney, Dr. (UNICAMP - SP). Educação Matemática e História da Matemática. Mesa Redonda proferida no Encontro Regional dos Estudantes de Matemática da Região Sul. XVI Edição na PUCRS: Porto Alegre, em 4/6/2010.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário